sexta-feira, 9 de abril de 2010

Carta à um velho prefeito e seus amantes

Essa postagem será destinada à minha revolta:

  Excelentíssimo Senhor Prefeito, Jorge Roberto Silveira. Obrigado por renovar o ASFALTO DA PRAIA DE ICARAI, agora não corremos mais risco de nossos prédios deslizarem pelo asfalto velho. Sendo assim, acho que muitas pessoas votarão pelos senhores, de novo, nas próximas eleições afinal eu ando por Icaraí e vejo nos rostos alheios a preocupação, o medo e a tensão canalizada. Pelo que me consta Icaraí foi o único bairro que não sofreu com nada, a não ser uma "laminha" no asfalto e um pouco de água que rapidamente escoou pelas galerias muito bem estruturadas de Icaraí. Só de Icaraí, mas acho que é o que importa não é

  Queria lhes agradecer também por usar de maneira muito proveitosa, devidamente qualificada e informativa o site da prefeitura. Lá (minutos antes do morro do Bumba desabar pelas lágrimas das pessoas que realmente perderam casas, filhos, dinheiro e tudo que tinham) eu vi no site que vocês se preocuparam em nos informar que o PARQUE DA CIDADE estava fechado para visitação. Muito obrigado, senhores!!! Eu realmente estava pensando naquele dia -e pra ser sincero até combinei com um monte de gente- em subir o parque da cidade para apreciar o céu nublado, o mundo caindo, me molhar de lá de cima e descer de bunda escorregando pelo morro até São Francisco. Vocês se preocuparam, enquanto o morro do Bumba estava prestes a vir a baixo, em nos deixar informados para não fazermos visitas e piqueniques à um dos maiores cartões postais da cidade.

  Gostaria de deixar registrado aqui, também, o meu apoio aos senhores por dizerem que não dispõem de dinheiro para ajudar as famílias de maneira mais consistente. É claro, o dinheiro de que precisam está já sendo requisitado para construir a tal torre panorâmica (de frente para a vista maravilhosa da cidade maravilhosa - ou pelo menos nesses ultimos 4 dias não mais) onde Oscar Niemeyer construiu sua última proeza arquitetônica (nada contra nosso mestre). Obrigado por se preocuparem com o lazer dos niteroienses da zona sul (que aparentemente serão os únicos a frequentar tamanha obra de arte) que não tem muitas opções de lazer. "Coitadinhos".

  Já que elogiei tanto vossa eficiência, gostaria de fazer algumas críticas agora. Não se preocupem, são um tanto quanto irrelevantes tamanha são suas buscas por resolver os problemas da nossa cidade. Ontem o vi (Roberto Silveira) na televisão falando sobre os deslizamentos. Acho que o senhor fez uma cara muito sínica, não falou muita coisa que realmente fosse importante e deu alguns sorrisos que não podiam ser dados. Senhor, com algum conhecimento que tenho de linguagem corporal eu posso lhe dizer que, apesar de poucas pessoas o terem como eu, todos percebem quando se está falando sobre algo relevante e sério e há um leve sorriso no canto dos lábios. Tome cuidado com isso da próxima vez.

  Se me permite fazer mais alguns comentários, aqui irei: O governo (aí com o perdão da minha falta de atenção, eu não vi se foi federal ou estadual) disponibilizou alguns milhões para restaurar a região metropolitana. É claro, creio eu, que maior parte desta verba irá para a Lagoa e orla do Rio de janeiro, já que acabou de ser dito na televisão que a frequência destas chuvas e da ressaca que atingiu a cidade (nunca vista, por sinal) serão cada vez maiores. Acho muito válido que essas áreas sejam preparadas, ja que é importantíssimo garantir a segurança da população (da zona sul) e manter a eficiência das ações dos senhores e seus subordinados. Também ouvi dizer que disponibilizarão "kits enchente". Muito bem pensado! "Distribuímos esses "kits" e pronto, ajudamos!". (Desta vez farei uma análize um pouco mais preocupante:  Distribuir "kit enchente" significa aceitar as cada vez mais frequentes enchentes. Mais do que isso, distribuir isto é não fazer mais nada além disto. "Já ajudaram. Eles que se virem agora com o que demos, convivam com as enchentes com o maravilhoso "kit enchente" que receberam!" Pra que reabilitar, colocar esse povo em outro lugar, reconstruir...? Genial. Eu fico impressionado com a genialidade dos senhores.).

  Eles ja estão acostumados a sofrer não é? Se acontecer de novo é só aparecer na televisão, fazer uma cara de sinico, dizer que estão fazendo o possível. Como eu adimiro o senhor, senhor Prefeito!!!
  Hoje eu olho para os senhores e me arrependo de ter falado tão mal e não ter te votado. "É realmente o caso de amor" mais emocionante que eu ja vi na minha vida. Minhas lágrimas caem salgadas, úmidas de pesar. "Desses que ninguém destrói", a não ser que outra chuva torrencial caia e deslize algum barranco de revoltas sobre a cede de sua prefeitura.

  Infelizmente tenho que lhe falar que não votarei, de novo, nos senhores nas próximas eleições. Porque? Porque eu creio que estaram isolados, em Nova York, ou bem longe de Niterói. É compreensível já que, se continuarmos assim,  Niterói vai explodir em merda, ser soterrado por Petrópolis e Teresópolis, ser invadido pelas pessoas que não tem casa (motim) ou ser engolida pelas trombas d'agua e ressacas que atingem nossa orla. Graças a Deus o senhor estará protegido. Os homens que mais amam a cidade precisam continuar sua luta.

Grato pela atenção,
João Arthur Lourenço Soares (uma das pessoas que quer o senhor e sua gangue bem longe daqui.)

3 comentários:

  1. desabafo total né? imagino como esteja tudo em niterói, sem duvidas, pior do que no Rio. texto muito bom joão! :) beijos

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de você escrevendo este texto.
    Meu pontapé inicial para escrever o meu.

    ResponderExcluir
  3. " "Desses que ninguém destrói", a não ser que outra chuva torrencial caia e deslize algum barranco de revoltas sobre a cede de sua
    prefeitura. " Fato!

    Por: Hannah Fernandes

    ResponderExcluir