segunda-feira, 19 de abril de 2010

Do luto à luta

A capacidade das pessoas de buscarem a felicidade hoje em dia deveria ser comemorada!
A depressão ja virou o mau do século. Uma cara fechada, um dia cansado, uma lágrima ja representa falta de felicidade. "Anda, tira essa cara. Vai ser feliz." "Que carinha triste é essa? Você precisa buscar sua felicidade". 
Uma busca interminável pela felicidade que se esvaire como nuvens quando você as tenta agarrar com as mãos.
Estar sozinho agora tem o mesmo sentido de estar solitário. 
O momento de intimidade do eu consigo foi apagado pelas luzes do computador que te mantêm sempre em contado com a busca pelo distanciamento da solidão.
Todos tem a obrigação de buscarem a felicidade.
Quando te perguntam quais são seus sonhos, ou o que você quer pra sua vida, você responde: "Quero ser feliz."
Feliz todo mundo quer.
O que você realmente quer?
Antigamente existia o luto: As pessoas reservavam um período para se recuperar da perda de alguém que fazia parte de sua vida e foi-se levando consigo algum pedaço da vida dos outros. Para se recompor. Para respirar, saber como será feito agora, saber lhe dar com a vida sem aquela pessoa que ocupava um espaço ali. 
Hoje em dia não há tempo. Não há tempo para lágrimas, para concentração, para um momento introspectivo de não sorrir, de ficar triste, de estar desanimado. Não há mais luto. Agora é "vai à luta".
Porque tudo é motivo para procurarmos um psicólogo? Estamos bem. Estamos desanimados, tristes, chorando, fodidos, que seja! Nossa autoconstrução gradual e a longo prazo também prevê a pequena dose de infelicidade diária que nos afeta todos os dias. Sim, porque existe aquela dose diária que só nos afeta quando a felicidade realmente não é possível. A insistência não prevê a falha. Essa pequena infelicidade que é essencial mas que está sendo desprezada por ser comparada com um vírus letal ao sorriso que és obrigado a dar sem motivo.

Nos deixem ser felizes em paz!

2 comentários:

  1. concordo do inicio ao fim e, além disso: a infelicidade faz parte do ser, se não, sorrir não teria a menor graça.

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem.
    Vivemos num mundo onde as fórmulas de sucesso, felicidade e realização pessoal são seguidas cegamente por todos. Não que querer alcançar tais coisas seja errado. O erro reside na inconsciência do que se está fazendo, do que se está alcançando.

    Gostei muito!

    ResponderExcluir