sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Reveilloff

23h40 do dia 31/12/2009.
Um momento de concentração meu à beira d'água.
Tempos antes e tempos depois outras mil pessoas fizeram isso na mesma praia que eu.
Oferendas para Iemanjá.
6h00 do dia 01/01/2010.
Com a pedra do índio como testemunha, meus olhos vislumbraram uma mistura de cores.
O primeiro dia do ano começou com uma pintura no céu que ,pelo que me ocorria naquele momento, poucas pessoas tiveram o privilégio de ver.
Eu estava com alguns amigos que foram se dispersando.
Ficou um só.
Era um privilégio sentir toda a inocência daquele momento.
Era como se tudo no mundo fosse lindo e bom como aquele primeiro sol de 2010 sendo parido de trás dos prédios de Icaraí.
A Baía de Guanabara refletia o que sentíamos sob aquele espetáculo celeste.
Mas a Baía também estava dando um recado. Um recado de Iemanjá.
Garrafas de vinho começaram a pular do fundo do mar e em pouco tempo várias garrafas apareceram. Aos poucos, as oferendas à Raínha das águas salgadas foram voltando às areias.
Potes de Claybom, Trakinas, sacos plásticos do Império da Banha, Um pedaço de um ventilador, etc.
Pensamos: Iemanjá não deve estar querendo fazer um bolo, nem com fome, nem fazendo compras e nem com calor. Talvez as palmas brancas que foram oferecidas e estavam voltando para a areia sejam das mesmas pessoas que também ofereceram os "outros presentes".

Até que ponto Iemanjá está agradecida pela festa que fazem em homenagem a ela, e principalmente em homenagem ao único dia que o ser humano consegue desejar TUDO de bom para os outros?

Como pode o primeiro dia do ano amanhecer entre o céu e o inferno?

Como pode as pessoas depois de toda festa, depois de toda promessa de deixar o ano velho (com suas desgraças é claro) para trás, deixarem também a causa da primeira imagem ruim que vimos, eu e meu amigo, de 2010?

Choramos.. As lágrimas dele caíram no mar e sob o lixo que ali estava. As minhas caíram dentro da minha mente.
Fui pra casa e ele também. O cheiro do lixo azedo avisava ao começo de 2010 que tivesse forças para aguentar até o final. Era como se o mundo estivesse à beira da desgraça: Essa era a cena que eu via e sentia.
Não tinha ninguém na rua.
Percebi então que as pessoas comemoram o fim de 2009 (assim como todos os anos anteriores) mas não comemoram o começo de 2010. O lixo que foi usado por elas a noite não foi visto por elas de manhã.
Por isso elas sentem tanta necessidade de gritar junto com os fogos por um ano melhor. Por isso elas tanto querem expulsar o ano velho quando ele chega ao fim.
Porque o lixo que jogam na vida sem olhar para trás sempre volta a beira d'água para saudá-los no futuro próximo.
Por isso ninguém ficou para ver 2010 amanhecer.
Porque mesmo depois de todas as promessas em plena euforia da meia noite, todas elas sabem que amanhece e continua tudo a mesma coisa. O que elas não sabem é que a culpa é delas.
Mas hoje, eu e meu amigo, vimos muito mais do que o que todo ano parece ser.
As pessoas olham para o céu durante os fogos, e desejam tudo de bom para 2010, mas sabem que de manhã quando olharem para o chão, para a água, não verão um começo de ano agradável... talvez por isso vão para casa antes de amanhecer.
Nós dois resolvemos olhar para o céu primeiro. Antes de vermos as desgraças que foram dadas como presente para o ano que está começando, vimos o presente lindo que nos foi dado pelo céu para o começo da segunda década do século XXI. Um presente que os homens não podem dar. Nem interferir. só copiar, reproduzir. Talvez seja está a meta sempre buscada e nunca alcançada.
O que eu desejo para o ano que começa?
Eu desejo que as pessoas amanheçam nas ruas, olhem para o céu para ver o que a vida tem a nos oferecer, e depois olhem para si e vejam o que precisa ser RECOLHIDO em 2010, antes que chegue 2011.

"Que iemanjá nos perdoe"

Gabriel Bellas,
Obrigado pela manhã maravilhosa de 2010 que você me proporcionou.

Um comentário:

  1. Tenho uma triste verdade pra você: poucas pessoas irão se tocar antes que chegue 2011. Aliás, a ficha só cai no ápice do momento. e é justamente nesse ápice que a saturação se instala. As pessoas dizem "antes que seja tarde demais...", mas já é tarde demais =/

    Mas nem que tenha uma viva alma com consciência a cerca de certas questões, eu continuarei na luta. Desistir, nunca :)

    ResponderExcluir