domingo, 28 de fevereiro de 2010

LED

Leiam ao som de: http://www.youtube.com/watch?v=3f-mzWy-lT0
Amazing Grace - Jeff Beck & Carlos Santana


Descobri no sábado 28/02/10 que Luis Eduardo ou se preferirem LED morreu. Morreu a quase um mês já.

Pra quem não está entendendo nada, eu vou tentar explicar em poucas palavras, mas antes tentar explicar o porque de um post para falar disto: No colégio em que fiz meu ensino médio havia algo em torno de nossa convivência que nos fazia mais do que alunos e professores. Nos fazia humanos, amigos. Mesmo que nunca mais nos víssemos depois dali aquilo perduraria dentro de nós. E perdura agora. Sou eternamente grato a todos que lá me ensinaram a crescer e me preparar pra faculdade (não estou dizendo pro vestibular, estou dizendo pra faculdade).

Uma dessas pessoas foi um professor de biologia extremamente modesto ("só existem dois tipos de alunos: os que me acham o melhor professor do mundo e os que não me conhecem" LED) e que tinha consciência da sua capacidade como professor. Mais importante do que isso, ele amava o que fazia. E mesmo doente a algum tempo NUNCA parou de dar aula, a não ser quando era biologicamente, fisicamante e humanamente impossível por causa das suas internações.
Um homem que amou sua profissão, amou as aulas de deu, amou os alunos que teve, amou sua mulher e sua filha, amou seu colégio e amou sua cidade. Um homem que realmente pode ser chamado de professor. Um homem que agora morreu, mas que permanecerá eterno nos corações que conquistou.
Obrigado, LED, por me dar o PRAZER de conviver com você. Obrigado, LED, por me ensinar biologia. Obrigado, LED, por me fazer sentir orgulhoso de estar sentado de frente pra um dos maiores professores de biologia do Rio de Janeiro. Carregarei a imagem de você no tablado de frente para mim, ja sentado debilitado, ou as vezes em pé com mais energia do que possuía, para sempre.

Eu não passei em biologia no vestibular da UFF para cinema. Acabei fazendo outra faculdade de cinema... Mas biologia nunca foi meu forte mesmo. Meu forte foi sempre reconhecer grandes seres humanos. Você é um deles.

Não consigo mais escrever, estou chorando. Vou procurar teu cemitério, acharei, e lhe entregarei flores. Você merece!

2 comentários:

  1. MUITO lindo, de verdade... tem pessoas que realmente ficam pra sempre, eu entendo você....

    ResponderExcluir
  2. Só hoje fui saber de seu falecimento. Gostaria de saber um pouco mais de como foi o final de sua vida. Vi-o pela última vez em 1998. A maior proporção do que sou como professor, não sou eu, é Luís Eduardo. Também choro, e gostaria de levar flores a ele também. Gostaria de saber sobre sua família: nunca teria imaginado que o solteirão resolvido um dia criaria uma filha. Agradeço muito se me enviar mais informações. mbissoli@gmail.com
    Marcos Coelho Bissoli (tenho Facebook)

    ResponderExcluir